O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, participaram, nesta quinta-feira (19/10), da abertura do estande de vendas do residencial Cores de Fátima, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 55, no bairro de Fátima. O residencial é o primeiro a ser licenciado dentro do Plano Reviver Centro 2, legislação que amplia o conjunto de incentivos à construção de moradias no Centro do Rio estabelecido pelo poder público no ano passado. .
“Com apoio da Câmara de Vereadores, concedemos um número enorme de incentivos e benefícios para quem investir e construir no Centro por um tempo determinado. São cinco anos, e esperamos que as pessoas utilizem esses benefícios e invistam no Centro. Que elas ousem porque hoje é mais negócio e dá mais lucro construir no Centro do que em qualquer outro lugar da cidade“, afirmou Eduardo Paes.
De iniciativa da Prefeitura, a nova legislação foi aprovada pela Câmara de Vereadores em setembro e sancionada pelo prefeito no último dia 9. O plano prevê diversos incentivos urbanísticos e tributários, como a isenção de pagamento de Imposto sobre a Transição de Bens (ITBI), por cinco anos, e tem como objetivo incentivar o aumento da oferta de unidades residenciais na região central da cidade, a partir da construção de novos residenciais ou de retrofit.
Desde que entrou em vigor em julho de 2021, o Reviver Centro já registrou 44 pedidos de licença com os benefícios da legislação, dos quais 32 foram concedidos. No total, são 3.629 unidades residenciais: 2.446 licenciadas e 1.183 em tramitação.