O Diretor Operacional da Dimensional Engenharia e vice-presidente do Sinduscon-Rio, Vinícius Benevides, foi convidado para contribuir no segundo dia do 13º Seminário de Impermeabilização da Associação de Engenharia e Impermeabilização (AEI). Na manhã de hoje (05), compartilhou sua expertise em uma palestra dedicada à inovação na Construção Civil e ao panorama das startups neste setor. Além disso, abordou de forma detalhada a aplicação prática de tecnologias construtivas em obras.
Iniciando sua apresentação, Benevides destacou que a inovação na construção civil envolve a aplicação do BIM, uma metodologia colaborativa que tem transformado a forma como os projetos são concebidos e executados. Na sequência, apresentou cases de sucesso que utilizaram BIM, evidenciando os ganhos de produtividade e a eficiência proporcionada por essa abordagem. Além disso, mostrou as tecnologias utilizadas pela Dimensional em seus projetos, como mapeamento com drone, drones aquáticos e câmeras 360º, para otimizar processos e aumentar a produtividade na execução de obras.
Ao relacionar a inovação com a impermeabilização, Benevides enfatizou a necessidade de adaptação dessa prática às novas tecnologias e metodologias construtivas, como o light Steel frame e a construção modular off-site. Segundo ele, a impermeabilização precisa acompanhar a evolução dos modelos construtivos para garantir eficiência e durabilidade.
A participação das startups no setor da construção foi outro ponto abordado. Destacando a importância da inovação aberta para impulsionar essas empresas e atender às demandas do setor como um todo, ressaltou a necessidade de cultivar uma cultura de inovação nas empresas e direcionar investimentos, viabilizando o uso das soluções oferecidas pelas startups. O amadurecimento do ecossistema de construtechs e proptechs no Brasil também foi mencionado, com mais de mil atuando no país.
Neste sentido, expôs o construHUB do Sinduscon-Rio, projeto que visa conectar startups com as empresas associadas, para fomentar a inovação no mercado. A proposta é tornar o mercado mais receptivo à inovação, possibilitando a realização de provas de conceito e promovendo a interação entre startups e empresas consolidadas. “Um verdadeiro “Tinder” do setor”, descreveu o VP do Sinduscon-Rio.
Vinícius Benevides enfatizou que a inovação na construção civil não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente para alcançar um setor mais sustentável, eficiente e alinhado com os desafios globais contemporâneos. Sua participação no 13º Seminário de Impermeabilização da AEI ressaltou o compromisso e a visão de futuro necessários para moldar uma indústria da construção mais inovadora e sustentável.