O Brasil tem uma lacuna de investimentos que já se aproxima dos US$ 800 bilhões (ou R$ 4 trilhões) e ela se mostra mais grave e profunda no setor de transportes, que responde por mais da metade desse déficit. É o que aponta o relatório síntese do estudo “Avaliação da Infraestrutura no Brasil”, desenvolvido pelo Banco Mundial. O estudo completo pode ser obtido neste link (em inglês).
Assinado por Luis A. Andrés, Crystal Fenwick e Dan Biller, o trabalho foi realizado ao longo de 2022 e aponta que, para “para atingir os ODS de transporte até 2030, o Brasil precisa investir 2% de seu PIB anualmente”, mas lembra que “em 2019 o país investiu somente 0,34%, contribuindo para a deterioração do desempenho da logística, que está impedindo a capacidade do Brasil de competir globalmente”.
O diagnóstico relembra que “apenas 12% das rodovias brasileiras são pavimentadas e esse número praticamente não mudou desde 2001” e também apresenta números já conhecidos de baixa qualidade das estradas nacionais, tirados de pesquisas recentes.
As causas para os baixos investimentos, que fazem o Brasil ter uma baixa competitividade, são “restrições orçamentárias que favorecem gastos direcionados em detrimento do investimento, capacidade limitada do governo para o planejamento de projetos e más práticas em licitações, bem como na gestão de contratos e ativos”, de acordo com o trabalho.
O diagnóstico levou os autores do estudo a apresentarem três principais recomendações ao governo brasileiro para avançar na promoção da infraestrutura. A primeira é “urgentemente aumentar o investimento público em infraestrutura para interromper sua deterioração, ampliar o acesso, melhorar a qualidade e, assim, aumentar a produtividade e a competitividade da economia”. Leia a matéria na íntegra. Fonte: Agência iNFRA