O número de acidentes de trabalho cresceu 18,3% no Estado do Rio em 2022, que ocupou o sexto lugar no ranking nacional com 38,4 mil notificações no período, quase 6 mil a mais que em 2021. É o que mostram dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
As informações, reunidas através da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, se baseiam em comunicações de acidentes de trabalho (CAT) ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). No Rio, quase metade do total de casos registrados no estado ocorreram na capital (18,7 mil), e ainda há a estimativa de que cerca de 7,8 mil acidentes não chegaram a ser notificados no ano passado.
No Rio, o segmento de atividades hospitalares lidera o ranking de acidentes de trabalho, concentrando 3 mil CATs no ano passado. Assim como as atividades hospitalares lideram o ranking, em atividade, os técnicos em enfermagem foram os mais afetados no ano passado (2,7 mil). Logo em seguida, foram registrados mais casos entre faxineiros (1,6 mil), alimentador de linha de produção (746), enfermeiro (709) e servente de obras (672). Fonte: Extra