Concessões e PPPs
Opinião da AEERJ no jornal O Globo
O Estado, Município e Governo Federal apostam em concessões e parcerias público-privadas (PPPs) para dar mais força a cidade do Rio de Janeiro. Há preparativos para o lançamento de projetos para o setor rodoviário, com investimentos de cerca de R$ 3 bilhões, para a construção e melhorias de vias estaduais, além de R$ 27 bilhões para estradas federais. O presidente executivo da AEERJ foi entrevistado pelo jornal O Globo e falou sobre as expectativas em relação às PPPs.
Para Luiz Fernando Santos Reis, o novo marco regulatório do saneamento deve representar um aumento da participação da iniciativa privada no setor. Segundo ele, “o Rio ainda precisa quebrar paradigmas. Outros estados já têm PPPs na educação pública e na gestão de hospitais, como é o caso de Minas. No Rio, ainda estamos aquém das oportunidades”.
De acordo com um levantamento da empresa Radar PPP, o estado e os municípios do Rio tinham um histórico de 11 contratos assinados nesse modelo, até ano passado. Entre eles, estavam os da Prefeitura do Rio, como o VLT, o Porto Maravilha e o Parque Olímpico. Clique aqui e veja o texto na íntegra. Fonte: jornal o Globo