Obituário: Haroldo Guanabara, aos 75 anos
Faleceu no dia 12 de março o engenheiro civil Haroldo Guanabara, conselheiro do Clube de Engenharia. Guanabara nasceu em 27 de setembro de 1928 no Rio de Janeiro e em 1951 se formou pela Escola Nacional de Engenharia.
Especializou-se em Engenharia Rodoviária, trabalhando ativamente no setor de obras públicas, inicialmente como engenheiro de campo nas empresas CIB Importadora e Construtora Ltda., H. Guanabara e Rodotécnica Engenharia S.A. Após 1970 atuou como técnico-comercial nas empresas Companhia Metropolitana de Construções e Cetenco Engenharia S.A.Fez ainda várias viagens ao exterior, de pesquisa comercial e agenciamento de obras para Construtora Andrade Gutierrez (Mar do Norte, Noruega, Inglaterra, Holanda, Nigéria, Líbia e Equador).
Entre dezembro de 1983 a dezembro de 2004, exerceu a função de Diretor Executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), promovendo o crescimento da entidade e ampliando sua representação junto ao setor e aos órgãos públicos do Município e do Estado do Rio. Foi também presidente do Conselho Empresarial de Transportes da Associação Comercial do Rio de Janeiro durante sete anos, tendo sido substituído pelo ex-Ministro Elizeu Rezende.
Profundo conhecedor dos problemas do setor de obras públicas, empenhou-se em defendê-lo não apenas nas publicações que criou na AEERJ – a “Revista Construir” e o “Informativo AEERJ”, como também através de artigos publicados em jornais do Rio sobre temas como lei de licitações, transporte, habitação e saneamento básico.