Aeerj > AEERJ na Mídia > Francis é reempossado
Jornal do CommercioTerça-feira, 05 de agosto de 200805/08/2008

Francis é reempossado

O empresário Francis Bogossian foi reempossado ontem no cargo de presidente da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj) para o triênio que se inicia em 2008 e vai até 2011. O vice-presidente é Eduardo Backheuser. Também tomaram posse Carlos Alberto Brizzi Benevides, como diretor administrativo-financeiro.

Os demais diretores são Alberto Quintaes, Antonio Machado Evangelho, Gustavo Souza, Jefferson Paes Figueiredo Filho, Marcelo Sengés Carneiro, Moysés Spilberg, Reginaldo Assunção Silva e Ricardo Araujo Farah. Formam o conselho fiscal os empresários Hécio Luiz da Silveira Gomes, João Borba Filho, João de Deus Vaz da Silva Neto, Luiz Carlos de Carvalho e Luiz Batista Girardi.

Em discurso, Bogossian destacou a importância, para as construtoras e empreiteiras, do retorno da Bonificação e Despesas Indiretas (BDI) às planilhas de orçamentos das obras públicas. O BDI é um percentual que se aplica sobre o total dos custos diretos das obras utilizado para cobrir despesas indiretas e o lucro. Segundo ele, em 1994 o governo municipal excluiu a medida e foi acompanhado pelo governo estadual.

“Essa medida, que continua em vigor, gerou uma completa distorção nos orçamentos de obras públicas, levando ao sucateamento e à falência empresas tradicionais do Rio, detentoras de alta capacidade técnica”, afirmou.

Participaram do evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), José Carlos Schmidt Murta Ribeiro; o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça; o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Thiers Montebello; o presidente da Transpetro, Sergio Machado; e o presidente do Sindicato das Indústriais da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), Roberto Kaufmann.