Importância da Certificação Profissional

Aeerj > AEERJ na Mídia > Importância da Certificação Profissional
Folha DirigidaOutubro / 200620/10/2006

Importância da Certificação Profissional

 

Pela experiência adquirida ao longo dos anos, pelo alto nível técnico e, principalmente, pela credibilidade do seu trabalho, a Fundação Cesgranrio pode e deve expandir a sua atuação para a área de certificação profissional, ajudando assim a sindicatos de classes e conselhos de profissões a conduzirem processos que estabeleçam padrões de qualidade profissional. A afirmativa é do Assessor da Presidência da Fundação Cesgranrio em Certificação Profissional e Presidente da AEERJ, Francis Bogossian. Segundo ele, ao implementar a certificação profissional, o Brasil estaria acompanhando uma tendência mundial, já que o mesmo acontece em diversos países como Portugal, Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, entre outros.

– A certificação profissional é importante para quem trabalha e para quem emprega. No processo de certificação, o profissional tem condições de melhorar a sua formação e essa melhoria lhe dá direito a um crescimento dentro da organização. Certificando-se, o trabalhador pode fazer jus a uma melhoria salarial – explicou.

Ao empresário, acrescentou Francis Bogossian, interessa ver a sua equipe evoluir profissionalmente e não estagnar. Com a certificação, o próprio empresário vai querer mostrar a qualificação dos seus profissionais que, no fundo, retrata os avanços da sua empresa. E, é disso que o Brasil realmente precisa para promover a retomada do desenvolvimento, uma vez que o país está parado há décadas nessa área.

– Acredito que um dia a certificação vai ser exigida pelo poder central, no mínimo copiando os outros países do mundo. Então, nesse momento, a certificação vai ser estabelecida não apenas da maneira que pode ser feita hoje, mas para atender aos interessados soberanos do país e da população – avaliou.

De acordo com Francis Bogossian, ao implementar a certificação, o Brasil estará expandindo a qualificação profissional a diversas áreas, citando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como uma entidade pioneira na certificação em Direito, com o conhecido Exame da Ordem que permite passar de bacharel a advogado.

– É importante ressaltar que os profissionais não são ainda legalmente obrigados a se submeter à certificação. Apenas aqueles que necessitem e queiram serão certificado – comentou.

Bogossian lembra que a Fundação sempre recorreu às universidades e às autoridades competentes para dar apoio às suas atuações.

– A Cesgranrio nunca definiu padrões e normas sem escutar os envolvidos nas áreas específicas e, em certificação, não será diferente – observou.

Hoje, acrescentou Francis Bogossian, é importante unir formalmente o setor produtivo ao meio acadêmico, para que o profissional que executa escute quem ensina e quem pesquisa as inovações. Ao mesmo tempo, aquele que ensina as técnicas precisa conhecer os problemas práticos da profissão. Só assim. um pode ajudar o outro a dar soluções de acordo com as necessidades reais.